quarta-feira, 30 de maio de 2012

I Seminário sobre Comunicação em Saúde para Jovens Gays, Recife PE.



O Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais, Prefeitura do Recife e a Secretaria de Vigilância em Saúde, realizaram, entre os dias 30 e 31/05 e 01/06 de 2012, o I Seminário sobre Comunicação em Saúde para Jovens Gays e Oficinas de Comunicação Dirigidas para Jovens Gays, em Recife - PE. A Associação Russana da Diversidade Humana, ARDH, esteve representada no evento pelos membros: Michel Douglas e Eliaquim Gonçalves.


Na quarta feira, 30/05/12, o evento teve início com a apresentação dos participantes. Logo após, em uma mesa de debates, foram apresentados dados de pesquisas sobre HIV/Aids na população HSH (homens que fazem sexo com homens). O Moderador foi Acioli Neto - Coordenação de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais - Recife, já o expositor foi Gérson Fernandes - Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - MS Brasília.

Acioli Neto - Coordenação de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais - Recife e Gérson Fernandes - Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - MS Brasília .


A mesa seguinte foi composta pela moderadora Rita Vasconcelos/Fiocruz e pelos expositores/as: Alessandra Nilo/Gestos; Azael Cosme/GPT+ e Liandro Lindner/GAPA - SP, abordando o tema: Experiências de Comunicação em Saúde para populações específicas.
Liandro Lindner/GAPA - SP ,  Alessandra Nilo/Gestos, Rita Vasconcelos/Fiocruz e Azael Cosme/GPT+ 


Após o almoço, por volta das 14:00 h, se deu início a Roda de Conversa: Comunicação dirigida aos Jovens Gays, com o Moderador: Diogo Carvalho/Diário de Pernambuco e os expositores: Alexandre Böher/Somos - RS; Rildo Veras/Governo de Pernambuco e Thiago Rocha/Instituto Papai.
Diogo Carvalho/Diário de Pernambuco e os expositores: Alexandre Böher/Somos - RS; Rildo Veras/Governo de Pernambuco e Thiago Rocha/Instituto Papai.


Dando sequência ao Seminário, a próxima mesa foi composta pelo moderador: Tiago Soares/Folha de Pernambuco, e expositores: Adriano Pádua/Site Toda Forma de Amor - Recife e Fred Queiroz/Blog Babado Forte - Metrópole. O tema debatido foi: A Mídia Digital e a Juventude LGBT.

Adriano Pádua/Site Toda Forma de Amor - Recife, Tiago Soares/Folha de Pernambuco e Fred Queiroz/Blog Babado Forte - Metrópole. 


Na quinta-feira, 31/05/12, foram realizadas Oficinas de Comunicação Dirigida para Jovens Gays. A Oficina 1 foi sobre o tema - Mídias Sociais: Materiais Temáticos para Web, Vídeo e Fotografia, com os Facilitadores/as: Patrícia Del Rey e Hieronimus Oliveira - Coletivo Transverso/DF. Já a Oficina 2 contemplou o tema: Intervenção Urbana: textos e construções imagéticas, com as facilitadoras: Kamala Ramers e Tatiana Bittar - Coletivo Transverso/DF. Após a etapa de produção e construção das oficinas, os participantes, juntamente com os facilitadores/as e coordenadores/as do evento, se dirigiram a um abrigo para crianças carentes e, posteriormente, para um CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), onde picharam muros e calçadas com as mensagens que haviam sido criadas pelos próprios jovens, anteriormente.



Realização das Oficinas.
No terceiro e último dia de Seminário, 01/06/12, foram realizadas mais duas oficinas. A primeira - Universo Drag Queen: Formação Cultural e Produção de Espetáculo de Prevenção - teve à frente o facilitador e ex BBB Dicésar/ Dimmy Kieer - SP, que deu dicas sobre maquiagem, dentre outras coisas do universo Drag Queen. A segunda oficina foi sobre - Introdução à discotecagem com produção de vinhetas eletrônicas temáticas - pelos DJs Alê Souza e Marcílio Batista/Metrópole.

Oficinas de Introdução à Discotecagem e Make Up.

O Seminário foi encerrado oficialmente na noite do mesmo dia, com direito a um coquetel oferecido pela organização do evento, numa área reservada da Boate Metrópole, uma das maiores da América Latina. Ao final do coquetel, os participantes curtiram o som dos DJs da boate, que foi liberada ao público. Um dos pontos de destaque da noite foi o show de Dimmy Kieer (Dicésar) que interpretou alguns de seus sucessos e animou todos que ali se encontravam. 

Coquetel de encerramento e confraternização dos participantes na Boate.

Sem dúvidas, esse Seminário ficará na lembrança de todos aqueles que estiveram presentes. Aprendizado, troca de experiências...tudo regado com muito bom humor e comprometimento por parte de todos. Foi um honra para a Associação Russana da Diversidade Humana ter participado deste evento tão significativo. Tudo o que foi apreendido será repassado para os demais integrantes da Associação e devolvido em forma de trabalho social. Ministério da Saúde, Coordenação de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e ONGs envolvidas, uma parceria que só tem a crescer!

E para finalizar, confira um recadinho do Dicésar.

Dicesar mandando beijo para a ARDH e para Luma Andrade (presidenta)
Confira mais fotos do Seminário aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário