quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de maio, Dia Internacional de Luta contra a HOMOFOBIA.


O Dia Internacional contra a Homofobia (em inglês: International Day Against Homophobia) é festejado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.

Esta data é de suma importância não só para o público LGBT, mas para TODOS, uma vez que estamos falando sobre DIREITOS HUMANOS, vidas que estão sendo tiradas unicamente em função do ÓDIO e da INTOLERÂNCIA aos "diferentes". Muitos acham que a luta está ganha, que todos os nossos direitos já estão garantidos. Trite engano, ainda há muito por vir. E enquanto ao que já conquistamos, tudo pode ser perdido, uma vez que existem pessoas trabalhando a favor do preconceito e da discriminação. Muitas dessas pessoas estão ocupando cargos importantes: na mídia, nas grandes empresas, e, sobretudo, na política. Não podemos baixar as nossas cabeças e esperar que as conquistas caiam do céu, o que temos hoje é graças a pessoas que, no passado, lutaram, deram o seu sangue, e que morreram em favor desta causa. 

Para muitas pessoas, a luta começa dentro de si mesmo (é necessário compreender-se e aceitar-se como é), após isso, é necessário quebrar as barreiras do preconceito existentes dentro do seio da família. Tarefa que nem sempre é fácil, devido a conceitos pré-estabelecidos e tão enraizados em nossa sociedade. O importante é não deixar que essa dificuldade desestimule o desejo de ser feliz sendo como se é. Vencida mais esta etapa, é necessário lutar por aqueles que ainda não chegaram a este patamar de liberdade. O preconceito não é algo inerente ao ser humano, é apreendido através de conceitos morais de "certo" e "errado". Portanto, é necessário levar as pessoas a refletirem, a repensar estes conceitos que, na verdade, são pré-conceitos. Porém, isso não se faz à base da imposição (não se consegue nada através da força), é necessário que se disseminem as sementes da paz, do amor, do respeito e da tolerância, só assim poderemos colher, mais na frente, os frutos que trarão mais qualidade de vida para aqueles que, hoje, são tão marginalizados em nossa sociedade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário