domingo, 11 de dezembro de 2011

Passeata da Paz, 10/12/11.

O público, estimado em 10.000 pessoas.

A culminância do decêndio da II Parada Regional da Diversidade Humana aconteceu no último sábado, 10/12/11, com a Passeata da Paz. Embora com um pequeno atraso devido à espera do Demutran para o fechamento da avenida, nada foi capaz de ofuscar o brilho desse evento tão belo e importante para a sociedade. Era por volta das 20:30 hs quando Lena Oxa, travesti e apresentadora da Tv Diário, iniciou a contagem regressiva para o tão esperado momento, a largada do trio elétrico, dando início à festa. À medida que o trio passava pela Avenida Dom Lino, mais pessoas se reuniam e deixavam-se contagiar pela alegria da batida eletrônica, muito bem comandada pelo Dj e locutor André Manzonni da Canoa Fm. As músicas eram intercaladas por inteligentes mensagens de conscientização sobre a importância de se respeitar a diversidade humana, falas estas vindas de Lena Oxa e Luma Andrade, apresentadoras do evento.

O que mais se observava era a boa receptividade vinda da população de uma forma geral, não se observava nenhuma barreira, e o preconceito parece ter dado lugar ao respeito às diferenças. Naquele momento não havia espaço para homofobia, apenas para a alegria de poder se expressar livremente. No trio, além das apresentadoras e dos membros da Associação Russana da Diversidade Humana, também estavam presentes representantes da Secretaria de Saúde de Russas, a Primeira Dama de Limoeiro do Norte e Madrinha da Parada, Célia Lima, pessoas da imprensa, representantes de associações amigas e dois gogo boys, vindos diretamente de Fortaleza, dando um show de sensualidade para o delírio dos que ali estavam.

Não demorou para que o trio chegasse ao Polo Lagoa da Caiçara, onde a Banda K-Zumbá já aguardava para iniciar o seu show. A banda estava em total sintonia com o evento, prova disso foi o repertório bastante eclético, do frevo ao axé em uma mistura contagiante de ritmos, fazendo alusão mais uma vez à diversidade, desta vez, em âmbito cultural. No palco, além da Banda K-Zumbá, houve também a apresentação de um grupo de pagode, que abrilhantou ainda mais a festa. O presidente da Oficarte Teatro e Cia, Frank Lorenço, falou um pouco sobre a luta que estão enfrentando para a conquista definitiva do Galpão das Artes, espaço que até pouco tempo se encontrava abandonado. "Nós estamos com vocês" foram as palavras de Luma Andrade, reforçando o apoio e o elo de união entre as duas Associações.

Era por volta de meia noite quando o evento chegou ao fim, ao som dos últimos acordes tocados pelos músicos da banda. Um evento que, sem dúvidas, ficará para a história não só de Russas, mas do Vale do Jaguaribe, uma vez que pessoas de toda a região estavam presentes. Este foi mais um passo na luta contra o preconceito, mais uma vitória conquistada com muito suor por Luma Andrade e por todos os membros da ARDH. Queremos agradecer a todos que estiveram presentes nesse movimento tão justo. Agradecemos a receptividade da população Russana, que por uma noite nos acolheu de braços abertos, e a todos os parceiros que foram fundamentais para a realização desse projeto. Agradecemos a nossa querida presidente, que não mediu esforços para que tudo ocorresse tranquilamente. 

Luma Andrade, queremos te agradecer por duas coisas... Primeiro, por existir e ser quem és, e segundo, por nos dar a oportunidade de estarmos contigo nessa luta. Saiba que para nós é uma honra imensurável tê-la como nossa líder. Alguém que realmente abraça a causa, que se doa por completo, que sabe a importância de um grupo, que está conosco sempre que precisamos. O caminho é longo, muitas pedras virão, mas saiba que estaremos com você, e se um dia caíres, pode ter certeza que estaremos aqui para segurá-la. Muito Obrigado por tudo! 


Confira as fotos aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário